voltar à página inicial

[Testemunhos]


(Endereços de correio electrónico omitidos para manter a privacidade dos correspondentes.)

De: Manuel Guimarães
Data: 19/01/2000
Assunto: Meditações

«Caro Monsenhor, ainda bem que o seu retiro espiritual de jejum e meditação decorreu da forma esperada. Nós, os comuns, não temos capacidade inata para esses desígnios. Mas tentamos. Aguardo, pois a próxima epístola, a ver se me inspiro para escrever um Te Deum, ou um Stabat Mater, coisas que não posso apresentar no Eito, infelizmente, por falta de som. Envio as mais cordiais saudações. [...]»

De: Mauro Sérgio
Data: 08/03/2000
Assunto: Se Possível (obrigado!!!)

«A PAZ DO SENHOR ESTEJA COM VOCÊS!!!
Meus Parabéns pela página de vocês visitei e pra ser sincero adorei!!!
Venho até vocês porque faço parte de um grupo de jovens na cidade de Campo Mourão Pr [Paraná]... e estou a procura de uma péça teatral... pois todo ano apresentamos uma péça na sexta feira santa... morte e ressurreição de Cristo... estou a procura de inovar uma péça mostrando mais a realidade de hoje... mais que não fuja muito do padrão...
Meu nome é Mauro Sergio tenho 20 anos trabalho com teatros na minha paróquia e no grupo de jovens Jusfran... Juventude Unida a São Francisco se vocês pudessem colaborar comigo me ajudando ficaria muito grato!!!
Meus agradecimentos!!! Desculpe o incomodo!!!
A Paz do Senhor Jesus esteja sempre com vocês neste caminho maravilhoso em que vocês seguem!!!!»

De: Celso Fernandes
Data: 09/03/2000
Assunto: pede orientação

«Navegando sem destino por sitios portugueses tive a alegria de encontrar este, que com espirituosidade faz por via eletronica a pregação das Boas Novas do Senhor.
Aproveitando o encontro quero pedir-lhe ajuda. [texto suprimido]
Grato pela atenção. Que Deus abençõe a todos dessa terra lusitana.»

De: [Anónimo]
Data: 08/05/2000
Assunto: [não especificado]

«O que é a verdade, meu caro senhor? Seja humilde! Creia, desde já, e para que não restem equívocos, que eu, anónimo e discreto cidadão, não tenho qualquer interesse em pertencer ao seu rebanho, pelo que as suas boas-vindas não me são dirigidas, nem eu quereria que o fossem. Sou uma ovelha tresmalhada, é certo, mas tenho todo o gozo nisso. Se o senhor possui a verdade, guarde-a, e faça bom proveito dela. Se encontrou o caminho da salvação, siga por ele, confiante, triunfante e coroado de beatitude, mas não condene os mundanos assuntos com essa voz provinciana e reaccionária.
Meu caro senhor, saiba que a pessoa que lhe escreve estas linhas foi sempre movida por uma profunda sinceridade. Católica em tempos que lá vão, abandonou, em nome da saúde mental e física, esses perversos e maus caminhos, que, em vez de afirmarem, negam a vida; em vez da confiança, levam à hostilidade e ao ressentimento. Sou um jovem. Procurei sempre a verdade, e não estou certo de a ter encontrado. Menos ainda a pude encontrar nas suas palavras, ilustre senhor. E hoje, talvez porque sempre tenha sido sincero (ou procurado sê-lo), nunca querendo ocultar o rosto autêntico da vida, às vezes jovial, às vezes trágico, mas sempre anunciador de uma precariedade irremissível, hoje, meu caro senhor, estou profundamente desiludido com todos aqueles que procuram aniquilar a minha capacidade de reflexão crítica.
Sei que para mim não há salvação possível. Mas, estou certo, escrevo-lhe em nome da vida, da verdadeira vida, daquele espaço efémero da liberdade. Deus não morreu. Deus ainda não nasceu.
Um abraço, caro senhor, deste seu amigo, que o respeita, mas não o admira.»

De: Ana Pomar
Data: 17/01/2001
Assunto: Caro senhor Agapito

«deparei-me com o seu site por mero acaso, mas este iluminou-me de imediato. os textos de reflexão mudaram a minha maneira de pensar. estou-lhe eternamente grato e espero que deus nosso senhor lhe guarde um santo lugar no céu. agradecia-lhe desde já que me respondesse para que a minha espiritualidade se podesse desenvolver com o auxilio da sua sabedoria.»

De: Maria Irene Pinto dos Santos
Data: 01/01/2001
Assunto: MORADA

«Exmo Senhor Monsenhor Agapito Laranjeira
Caso não seja um abuso, muito agradeceria saber como posso contactar V.Exª pelo correio tradicional.
Sei de algumas pessoas que, embora não tenham acesso à Internet, louvam o trabalho deste sítio e gostariam de comunicar com V. Exa. Sem outro assunto de momento, apresento os meus melhores cumprimentos.
Irene Pinto dos Santos»

De: António Sousa
Data: 11/02/2001
Assunto: Parabéns

«Quando vi este sítio não pude de ficar surpreso com a qualidade das suas epístolas. Felizmente neste espaço de natureza maligna existe a resistência e a sensatez de pessoas como monsenhor Agapito Laranjeira. Sem dúvida que qualquer pessoa deveria aceder ao "Bastião da Verdade", um local de reflexão e onde a presença de Deus se sente tão absolutamente. Não posso deixar de concordar com os elogios ao infelizmente desaparecido Salazar, esse grande estadista que tanto fez por esta mui-nobre nação e que passou pelo apoio à Santa-Madre Igreja.
Os meus sinceros parabéns
do fiel de Deus António Sousa»

De: Herlânder Duarte [identidade não confirmada]
Data: 01/03/2001
Assunto: Salazar e a Santa Igreja

«Ao Revmo. Monsenhor Agapito Laranjeira,
o profundo agradecimento pelo generosíssimo texto sobre "Salazar e a Santa Igreja" em internet que só agora mão amiga me trouxe. Deus guarde V. Revª.
Herlânder Duarte»

De: Manuel Guimarães
Data: 06/03/2001
Assunto: novas da chuva

«dado que tem sido impossível ler, de novo, as grandes crónicas, permito-me indagar do estado de saúde do monsenhor, desejando desde já as melhores beatitudes contemplativas. como o meu latim está fraco (embora tenha comprado um livro de citações) não me despeço em latim.»

De: Carlos Martins Nabeto
Data: 20/11/2001 [Mensagem posterior ao falecimento de Monsenhor Agapito Laranjeira -- embora já não se encontre entre nós, a obra do nosso velho Mestre permanece!]
Assunto: Guia de Catolicismo

«Caro Irmão em Cristo,
Pax Domini!
Quero convidá-lo a conhecer o meu Guia de Catolicismo que elaborei depois de pesquisar minuciosamente pela Internet vários sites católicos de nosso interesse: http://www.sobresites.com/catolicismo/index.htm
Procurei criar, com a ajuda de Deus, um Guia de Catolicismo que tivesse como principal meta poupar o tempo e melhorar a busca feita por todos nós, que temos um forte interesse em pesquisar sobre as maravilhas de Deus, mas ficamos dispersos em infinitas opções de sites, nem sempre confiáveis.
Agradeço toda e qualquer ajuda que você possa me dar, pois nosso Guia estará em constante atualização.
Um abraço do seu irmão em Cristo,
Carlos Martins Nabeto
Editor do Guia de Catolicismo
Projeto SobreSites - O Diferencial Humano»


© 2001 Bastião da Verdade
Design do sítio: “Os Cordeirinhos de Deus” (grupo de jovens da paróquia de Couto).

Todo o Verdadeiro Cristão é exortado a divulgar estes textos, no respeito pela Doutrina da Santa Madre Igreja e pelas tradições multisseculares da Igreja Católica Portuguesa. Roga-se — no entanto — o obséquio de dar o devido crédito ao autor dos mesmos, Monsenhor Agapito Laranjeira. Este site é uma paródia. Monsenhor Agapito Laranjeira é uma personagem de ficção criada por Fernando Gouveia (http://secretarea.8m.com/)


vai para nota de rodapé